a) Descrição breve do processo de criação do portefólio
1. Criação de email na Conta Gmail;
2. Fase da criação de Blogue, criando uma conta em blospot.pt;
3. Divisão de setores de atividades, onde colocamos de 7 atividades a realizar;
4. Fizemos uma breve síntese de apresentação do blogue, que nos servirá como suporte digital (portefólio Digital) para colocarmos as nossas pesquisas/trabalhos realizados ao longo do semestre da Unidade Curricular TCE II;
5. Por conseguinte, continuamos com a mudança de Design e Criação de nome do Blogue de acordo com o nosso trabalho de Grupo
b) Dificuldades e soluções encontradas
De acordo com as dificuldades encontradas, descrevo algumas como a alteração de Design (tipo de letra, cores de fundos), contudo com alguma pesquisa e ajuda do próprio Blogue, foram ultrapassadas essas barreiras.
c) Reflexão sobre o potencial destes ambientes para aprender
- “A escola está cada vez mais consciente da importância das novas tecnologias no contexto sala de aula e a presença de computadores com acesso à Internet já é uma realidade. Devido às suas características e potencialidades, o número de blogues existentes na área da educação é cada vez maior.” (Sousa, Ana & SILVA, Bento,2010).
“Os blogues, pelas suas múltiplas utilizações, ganham também ênfase como recurso pedagógico. Eles dão suporte a espaços de reflexão, a apontadores para sites, a discussão de temáticas ajudando a construir redes sociais e redes de saberes.” (Carvalho, A., Moura, A., Pereira L., Cruz, S., 2006). De acordo com esta conferência, os blogues são ferramentas que os professores devem testar e usufruir adequadamente nas aulas e promover os alunos para a sua utilização, pois pode servir como espaço interativo onde é possível a publicação de textos e de referentes comentários feitos pelos visitantes do blogue. Posto isto, o nosso grupo de trabalho decidiu usufruir do blogue como Portefólio Digital, onde serão expostos textos/reflexões de acordo com as atividades propostas pela nossa docente da Unidade Curricular. Temos grandes expectativas sobre a eficácia deste mundo da blogosfera para a concretização das nossas pesquisas.
+ Referências/fontes
· Sousa, A& Silva, B. (2010). Blogues em contexto de sala de aula e implicações no ensino, no currículo e na avaliação. Atas do IX Colóquio Sobre Questões Curriculares/ V Colóquio Luso Brasileiro. Debater o Currículo e seus Campos: Politicas, Fundamentos e Práticas.Porto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, pp. 4345
· Carvalho, A., Moura, A., Pereira L., Cruz, S. (2006). Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino. Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro) Globalização e (des) igualdades: os desafios curriculares. CIEd, pp.651
Sem comentários:
Enviar um comentário